Carta aberta à comunidade sobre as alterações de horários

Carta aberta à Comunidade elaborada pelo Movimento Estudantil do CAP/UFSJ:

MOVIMENTO ESTUDANTIL DO CAMPUS ALTO PARAOPEBA - UFSJ

Por meio deste, o Movimento Estudantil do Campus Alto Paraopeba vem informar sobre as alterações que ocorrerão nos horários da UFSJ. Em 2007, por Resolução CNE (Conselho Nacional de Ensino) 03/2007, ficou definido que a hora aula deveria se equivaler a hora relógio. A hora-aula é uma medida de tempo definido por cada instituição de ensino superior, e no caso da UFSJ, equivalia a 50 minutos. Dizia-se que a carga horária dos nossos cursos eram 3600 horas, porém eram contabilizadas como hora-aula de 60 minutos. Portanto, em horas-relógio, estaríamos tendo efetivamente 3000 horas relógio, ao invés das 3600 horas que o curso deveria ter. Então, os cursos deveriam arranjar alguma forma de cumprir essas horas restantes. Por fatores diversos, esta questão não foi previamente sanada, e agora, a atual gestão da PROEN (Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa), decidiu se adequar à resolução do MEC. Uma observação importante é que cada curso da UFSJ tem sua particularidade e, a apresentada acima, exemplifica o que acontece nos cursos do CAP. Muitos cursos da UFSJ já se apresentam dentro dos conformes, e outros estão em situações mais críticas nesse quesito, como é o exemplo do curso de medicina do campus CCO.

Há algumas semanas criou-se dentro do CONEP (Conselho de Ensino e Pesquisa), uma comissão para elaborar uma solução. A PROEN esteve no CAP, e conversou com o movimento estudantil em busca de propostas. Em virtude das paralisações no CAP, dois discentes do Campus conseguiram participação também numa reunião da Congregação (Reunião da PROEN com todos os Coordenadores de Curso e Chefes de Departamento), onde o tema foi abordado e amplamente discutido. Várias alternativas foram apresentadas, porém muitas se tornavam inviáveis. Houve proposta como aumentar a aula para 60 minutos, porém isso faria com que o noturno terminasse a sua aula ás 23:15 h. Outra alternativa seria manter o horário de 50 minutos e colocar as horas restantes em atividade complementar, porém a medida tem que ser isonômica, ou seja, igual para todos os cursos, e muitos deles ultrapassariam o limite de atividade complementar máximo estipulado pelo MEC de 20% da carga horária total.

Várias propostas foram apresentadas, e a mais aceita e que se adéqua a maioria dos cursos da UFSJ foi a alteração da hora aula de 50 para 55 minutos e as horas que sobrariam seriam remanejadas para estágio e atividade complementar. Devemos ressaltar que dos 44 cursos da UFSJ, essa medida sanou o problema de 41 deles. Também é válido ressaltar sobre a importância desta medida. O trabalho foi árduo e as discussões foram intensas, para que o impacto fosse o menor possível para a comunidade acadêmica. Sem ela, muitos cursos em avaliação pelo MEC acabariam entrando em diligência e atrapalharia a formação de muitos acadêmicos. Relembrando que um só curso não constrói o nome de toda a instituição. Há várias medidas que sanariam o problema de um curso ou outro, porém não podemos nunca esquecer nossos colegas de instituição. O CAEQ parabeniza a PROEN e o CONEP pela medida tomada e pela agilidade no processo, e pede a todos os acadêmicos técnicos e professores a compreensão, pois estamos ajudando nossa instituição a crescer. O Movimento Estudantil se põe a disposição para sanar qualquer tipo de dúvida.

Att. Movimento Estudantil do Campus Alto Paraopeba

_______________________________________________
Gustavo Cardoso da Mata – Presidente do CAEQ
_______________________________________________
Caroline B. Nunes – Presidente do CAEC
_______________________________________________
Alexandre Lomeu de Carvalho – Coordenador do CAMECA
_______________________________________________
Guilherme Vasconcelos de Almeida – Presidente do CATEL
_______________________________________________
Augusto Facchini Rodrigues – Presidente do CAEB
_______________________________________________
Larissa Santos Calixto – Presidente do DA/CAP


Texto fornecido pela Coenqui/UFSJ:

Regulamentação da duração da hora-aula nos Cursos de Graduação da UFSJ.

O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensao da UFSJ , aprova a Resolução CONEP022/2013 que fala da alteração dos horarios de aula, em atendimento à lei que disciplina a hora-aula .
O novo horário entra eem vigos a partir do segundo semestre de 2013. 
Os os horários de aulas ficam definidos da seguinte forma:
...
I – Período da manhã:
a) primeiro horário – de 07h05 às 08h;
b) segundo horário – de 08h às 08h55;
c) terceiro horário – de 08h55 às 09h50;
d) quarto horário – de 10h00 às 10h55;
e) quinto horário – de 10h55 às 11h50;
f) sexto horário – de 11h50 às 12h45.

II – Período da tarde:
a) primeiro horário – de 13h15 às 14h10;
b) segundo horário – de 14h10 às 15h05;
c) terceiro horário – de 15h15 às 16h10;
d) quarto horário – de 16h10 às 17h05;
e) quinto horário – de 17h05 às 18h;
f) sexto horário – de 18h às 18h55.

III – Período da noite:
a) primeiro horário – de 19h às 19h55;
b) segundo horário – de 19h55 às 20h50;
c) terceiro horário – de 21h às 21h55;
d) quarto horário – de 21h55 às 22h50.

Maiores informações em:
http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/soces/Res022Conep2013_DuracaoHoraAula_HorarioInstitucional.pdf