Nesta última sexta-feira, 24 de maio, o Movimento Estudantil do CAP, DA
e CA’s, reuniu-se com o Pró-Reitor de Ensino e Pesquisa, Prof. Marcelo Pereira
de Andrade e os seis coordenadores de curso do campus para tratar dos
principais problemas apontados pelos estudantes em sua graduação.
O Pró-Reitor
informou que em relação ao processo de Inscrição Periódica, formou-se, no dia 7
de março, uma comissão pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONEP,
para repensar todo o sistema. Atualmente esta comissão é composta por docentes
e técnicos administrativos. Sobre esta composição, foi discutida a proposta de inserir um
representante discente, para auxiliar nos trabalhos. A proposta foi elogiada e
atendida pelo Pró-Reitor Marcelo, que deixou sob responsabilidade do DCE a
indicação do representante.
Sobre as vagas que
continuam ociosas após todas as etapas da inscrição periódica, os coordenadores
de curso se comprometeram em abrir editais para o preenchimento destas, mas
ponderaram que o preenchimento das vagas ociosas não é garantia de quebra de
pré-requisito. Cabe então o bom senso de ambas as partes, coordenadorias e
estudantes, para que o processo seja um sucesso.
Outra demanda
apontada pelas entidades é sobre o não cumprimento de algumas ementas dos
Planos Pedagógicos de Curso – PPC’s. Sobre isso, Prof. Marcelo nos informou que
qualquer ação que vá contra as resoluções, regimentos ou estatuto da
universidade deve ser levada para as instâncias competentes para que as mesmas
avaliem a situação. Ficam então sob responsabilidade de cada Centro Acadêmico,
pesquisar quais são os caminhos necessários para levar essas questões aos seus
devidos colegiados.
Representantes das entidades de base que participaram da reunião com os pró-reitores , coordenadores e prefeito de campus. |
Ainda sobre a
questão das disciplinas, Prof. Marcelo informou sobre seu projeto de
institucionalizar uma prova substitutiva no calendário acadêmico da
universidade, assim, o estudante terá direito de fazer esta prova referente a
qualquer disciplina que esteja cursando durante o semestre e não consiga média.
Este projeto foi apoiado pelo Movimento Estudantil e ficou o comprometimento do
Prof. Marcelo em levar este projeto para aprovação no CONEP.
Além da institucionalização da prova substitutiva, foi mencionado o caso do modelo RER. Prof. Marcelo informou que esta trabalhando para deixar a cargo das coordenações e colegiados de curso a melhor maneira de implantar o modelo RER, e não impondo como este deve ser aplicado. Ainda neste assunto, surgiu a opção de um “provão” RER. O aluno que fosse reprovado na disciplina poderia então fazer esta modalidade de avaliação. Os detalhes sobre este modelo (data, funcionamento, carga horária válida) ainda estão sendo estudados.
Para o problema de alta reprovação que acontece no campus, ficou acordado
a liberação, para o próximo semestre, de nove bolsas tutoria a alunos da
pós-graduação no CAP. Os tutores servirão de apoio aos docentes de disciplinas
com alta taxa de reprovação, e acompanharão os estudantes ao longo do semestre
para que os mesmos obtenham melhores índices de aprendizado. Ainda neste
sentido, Prof. Marcelo informou o aumento do número de bolsas monitoria para o
CAP, ainda não há um número certo, mas o professor informou que o campus é
prioridade na distribuição das monitorias.
Quanto à abertura de turmas especiais, sabe-se que atualmente o pacto entre UFSJ e MEC, contempla o CAP com 126 docentes no total, sendo que algumas destas vagas ainda não foram preenchidas nos concursos. Mesmo assim, o número é insuficiente, pois cada área profissionalizante possui um total de quinze professores, e o restante se distribui entre outras áreas comuns às cinco graduações. Portanto, para 2013/1 há uma mínima possibilidade de abertura de turmas especiais. Talvez surja algum caso isolado, mas não há garantia.
Quanto à abertura de turmas especiais, sabe-se que atualmente o pacto entre UFSJ e MEC, contempla o CAP com 126 docentes no total, sendo que algumas destas vagas ainda não foram preenchidas nos concursos. Mesmo assim, o número é insuficiente, pois cada área profissionalizante possui um total de quinze professores, e o restante se distribui entre outras áreas comuns às cinco graduações. Portanto, para 2013/1 há uma mínima possibilidade de abertura de turmas especiais. Talvez surja algum caso isolado, mas não há garantia.
Em relação à falta
de espaços de estudos e convivência, Prof. Claudio Tavares, prefeito de campus
do CAP, informou que a biblioteca ficará pronta no final dos próximos cinco
meses. Informou também que o espaço da nova cantina está finalizado e já será
expandido para a implantação de um RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO (RU), que será
finalizado entre os meses de setembro e outubro.
O Centro
Acadêmico de Engenharia Química agradece a cada discente presente
na paralisação e por ter disponibilizado seu apoio em prol da comunidade
acadêmica. E reforçamos que essas conquistas são de todos os estudantes. Graças a esta grande e contínua mobilização estudantil que o Diretório
Acadêmico e Centros Acadêmicos estão conquistando diversas vitórias. Registramos aqui nosso sincero agradecimento.
Para mais fotos acesse aqui.