Aconteceu entre os dias 15 e 22 de julho a edição anual do Congresso Regional de Engenharia Química. O evento foi sediado na cidade de Niterói - RJ e organizado por estudantes de Engenharia Química da Universidade Federal Fluminense (UFF), nesta edição.Considerado um sucesso, o congresso contou com a presença de mais de mil estudantes. Em grupos, eles participaram dos eventos acadêmicos e dos tradicionais festejos sociais.
Em sua abertura, marcaram participações ilustres: a presidente da Petrobras, Dra. Graça Foster via videoconferência; o reitor da UFF, Roberto Salles; e o Diretor Geral da Radix, Luiz Eduardo Rubião, com a palestra inaugural.
Rubião iniciou-se relatando a sua trajetória. Algo que começou na década de 80 pelo IME - RJ, com passagem pela COPPE/ UFRJ e abertura de muitos empreendimentos na área da tecnologia em engenharia química. Descreveu momentos de crise e esquecimento entre as décadas de 80 e 90. Mas deixou claro a necessidade de persistência naquilo que se gosta e é algo bom: produzir tecnologia!
Eduardo destacou o grande papel social do Engenheiro, que é o de produzir conhecimento para um Brasil mais forte. Além disso, criticou a forma como a graduação desse profissional é levada no país. Evidenciou a carência por pesquisas nessa área também . E frisou a ideia de que o engenheiro é um individuo transformador na realidade em que se insere e não somente um número em um quadro de funcionários.
Alguns membros do CAEQ da UFSJ tiveram a oportunidade de conversar pessoalmente com o Eduardo. Mostraram-se muito satisfeitos com as parcerias já feitas com o Campus Alto Paraopeba, além de demonstrar receptividade para futuros projetos.
Enfim, levamos a público também, o agradecimento ao Reitor Roberto Salles, por seu acolhimento caloroso com os estudantes da UFSJ. Ele mostrou-se interessado em nossa realidade, parabenizando a posse da nossa reitora Valéria Kemp.
